A candidatura da CDU/Madeira às próximas Eleições Regionais desenvolveu hoje uma iniciativa política regional sobre as mentiras do Governo Regional relacionadas com o sector da saúde.

 

IMG 4436

Nesta iniciativa que teve lugar junto ao Centro de Saúde da Nazaré, Edgar Silva, enquanto candidato da CDU, afirmou que «são muitos os casos de falsas promessas por parte do Governo Regional, da responsabilidade política do PSD/CDS. Uma das mais flagrantes mentiras dos governantes é a prometida universalização do direito a um médico de família e a enfermeiro de família».

IMG 4465A CDU apontou o texto no qual o Governo de Miguel Albuquerque assume como meta no Programa de Governo, ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, «a meta de atribuir um médico e um enfermeiro de família a cada madeirense e porto-santense, perspectivando a cobertura universal em saúde familiar da população residente na Região Autónoma da Madeira» (pg. 57 do Programa de Governo 2019/2023).

IMG 4483Na sequência das iniciativas que a CDU está a concretizar sobre «o "mentirume" de Miguel Albuquerque» foi colocada uma placa alusiva a mais esta escandalosa mentira.

De acordo com Edgar Silva, «tal como em tantas outras mentiras, esta falsa promessa do PSD/CDS e de Miguel Albuquerque confirma o abismo entre a propaganda e a realidade. A governação de Miguel Albuquerque tem-se especializado na arte da promessa, fazendo crer que o virtual se poderia confundir com a realidade. Porém, no final do mandato é nosso dever alertar e esclarecer a população para esta tramóia. É tempo de despertar para a dimensão desta política fraudulenta. Está na hora de acordar para a realidade da trapaça cometida pelos governantes, designadamente, quanto à cobertura a 100% em médicos de família e em enfermeiros de família».

IMG 4463Como referiu o candidato da CDU, «se é verdade que as mentiras do Governo PSD/CDS quanto às políticas da saúde, e não só, não se ficam apenas pela descarada falsidade de garantir, neste mandato que agora finda, a prometida universalização do acesso a médico e a enfermeiro da família, contudo, esta é uma das monumentais fraudes políticas deste Governo». 

IMG 4470Para a CDU, «quando a governação se afirma politicamente junto das populações prometendo o que não consegue realizar constitui uma clara fraude política. Mais ainda quando essas mentiras resultam em prejuízo e em penalizações para a qualidade de vida e para os direitos das populações, então, a fraude política ainda se torna mais intolerável. E é exatamente o que aconteceu com o incumprimento de um compromisso político que impediu milhares de pessoas de poderem aceder plenamente a cuidados de saúde».

IMG 4475