Pela exigência de melhores condições de trabalho para os trabalhadores da Autarquia Funchalense

5h

Durante a manhã desta sexta-feira, a CDU desenvolveu uma acção de contactos com os trabalhadores da Câmara Municipal do Funchal, junto às Oficinas deste Município na Fundoa.

A deputada municipal, Herlanda Amado, disse que, «a CDU ao longo de anos tem dado voz aos problemas colocados pelos trabalhadores da Autarquia Funchalense, e temos vindo a intervir a vários níveis para que as suas justas reivindicações sejam concretizadas. Continuam a existir faltas de material e equipamentos, que não garantem o desempenho das funções destes trabalhadores cumprindo com todas as regras de higiene e segurança, que lhes deveriam ser asseguradas pela Autarquia.

Após contacto com os trabalhadores de vários departamentos, fomos uma vez mais confrontados por faltas de materiais, que já deveriam estar resolvidas. Sendo certo que são atribuídas aos trabalhadores fardamentos para o exercício das suas funções, não é menos verdade que o desgaste do vestuário, é completamente diferente para quem está na área da salubridade ou para quem trabalha diariamente nas oficinas com produtos corrosivos e nocivos para a saúde.

Mas para além das faltas de equipamentos identificadas, existe igualmente uma situação que não é aceitável, porque não garante a higiene e segurança destes trabalhadores. Os trabalhadores das oficinas continuam sem ver garantidas melhorias substanciais nos espaços comuns de descanso, nos balneários, no espaço onde fazem as refeições, no espaço onde tomam banho e tratam da sua higiene pessoal. O espaço de “balneário” ou “casa de banho” tem apenas esse nome, porque falta-lhe tudo para garantir as condições mínimas de higiene a estes trabalhadores; os “cubículos” existentes para que possam fazer as suas necessidades são apenas 2 buracos no chão, sem que tenham equipamentos sanitários em condições; o espaço onde fazem as refeições, não se pode chamar de “cantina” porque falta-lhes tudo para que seja efectivamente uma cantina. É apenas um espaço com 4 paredes e 3 tábuas, onde os trabalhadores comem virados para a parede e de costas uns para os outros, entre tantos outros problemas identificados neste nosso contacto com os trabalhadores da área da salubridade.

Tendo em conta estes problemas identificados, questionámos por escrito a Câmara do Funchal, sobre estas condições com que se confrontam todos os dias os trabalhadores da Autarquia. Condições degradantes para quem ali trabalha, alegando que simples intervenções como estas custam dinheiro e “têm que aguardar”. Mas, em contaponto, e em qualquer oportunidade o executivo do PSD-CDS fala das contas da Autarquia, como se de uma empresa se tratasse, falando de “lucros” obtidos ou de um “fabuloso orçamento, o melhor das últimas décadas”! Mas a verdade é que depois, aos trabalhadores da Câmara, não lhes são garantidas as condições mínimas, como as que nos foram denunciadas pelos trabalhadores da Autarquia.

Questionámos e voltaremos a intervir, até que todos os problemas apresentados pelos trabalhadores tenham resolução.

Os trabalhadores da Câmara do Funchal sabem que, podem sempre contar com a nossa intervenção. Seja na rua a alertar as pessoas para as necessidades de quem aqui trabalha e apresentando propostas para que todas estas necessidades sejam supridas.

Acreditamos que vale a pena Lutar, e é preciso lutar todos os dias, fazendo das injustiças que todos enfrentamos, forças para continuar a Lutar!

2h 22h 13h4h6h