A CDU esteve hoje, junto à obra do Complexo Habitacional de São Gonçalo III, à Rua Conde Carvalhal, numa acção política para denunciar mais uma das mentiras de Miguel Albuquerque e seus governantes no que diz respeito à política habitacional pública.
No decurso da iniciativa o candidato da CDU às Eleições Regionais de 2025, Ricardo Lume disse que « A política pública de habitação na Região não passa de uma “fraude” pois o Governo Regional através do IHM criou programas que se dizem de apoio à habitação, mas que deixam a grande maioria das famílias que precisam de apoio fora dos critérios.
Na prática são publicidade enganosa, um pouco como acontece nas televendas, quando é anunciado parece que vai dar resposta às necessidades, quando contactamos com o produto percebemos a sua inoperacionalidade.»
O candidato da CDU referiu que «tendo em conta o relatório de contas de 2023 do IHM é possível constatar o fracasso da política pública de habitação. Existem mais de 5 mil famílias que solicitaram apoio para a habitação, em 2023 apenas 66 famílias foram integradas no programa de habitação social, e menos de 10% das famílias que solicitaram apoio para habitação tiveram ajuda para o arrendamento.»
Relativamente ao programa renda reduzida Ricardo Lume denunciou que «uma vez mais os governantes ludibriaram os madeirenses com propaganda enganosa, na discussão do Orçamento da Região para 2024 o Secretário Regional do Equipamento e Infraestruturas, Pedro Fino, afirmou que “continuaremos, por isso, com o processo de construção de mais de 600 habitações, distribuídas por todos os concelhos, por forma a atribuí-las, ainda este ano, na sua grande maioria, às famílias inscritas no programa Renda Reduzida. Por outro lado, iremos também lançar os concursos para a construção de mais 200 habitações, com o objetivo de as concluir e atribuir em 2026”.
Afinal já estamos em 2025 e a grande maioria das 600 habitações ainda não foram atribuídas ou ainda nem foram concluídas, como é o caso do Complexo Habitacional de São Gonçalo III, assim como segundo os dados disponíveis do IHM em 2024, apenas 72 famílias viram o sua candidatura ao programa Renda Reduzida deferidas, 42 em Câmara de Lobos e 30 em Machico, números muito distantes dos anunciados pelo PSD e seus governantes.
O candidato da CDU concluiu afirmando que «não podemos continuar com um Governo Regional que governa com base na mentira e nas falsas promessas que criam falsas expectativas à população. A CDU vai continuar a dar voz ao descontentamento da população e a denunciar as mentiras de Miguel Albuquerque e do seu Governo.»