pt

Ao longo da manha do dia de hoje o PCP esteve a contactar com os trabalhadores da PT, alertando para os perigos da venda da empresa. Depois da fusão com a multinacional brasileira OI, é agora a vez dos capitais franceses, ingleses e angolanos se posicionarem para adquirir esta empresa estratégica.

 

A venda da PT Portugal, a ir por diante, significará a destruição daquilo que resta da Portugal Telecom e a sua transformação num apêndice de um grupo económico – destruindo a componente de centro de investigação, despedindo milhares de trabalhadores, reduzindo o investimento e o papel que assume no país, perda de receitas fiscais.

O PCP defende que devem ser tomadas todas as medidas não só para impedir a venda da empresa, mas também, para apurar todas as responsabilidades fase à situação que a Portugal Telecom chegou e iniciar um processo de recuperação do controlo público.

Na ocasião o Deputado do PCP na ALRAM, Edgar Silva, colocou que perante esta realidade o PCP apresentou na ALRAM Projecto de Resolução intitulado Em defesa da Portugal Telecom, contra a liquidação definitiva do seu lugar estratégico enquanto empresa nacional de Telecomunicações que tem como objectivo recomendar à Assembleia da República e ao Governo da República a adopção e implementação das seguintes medidas concretas:

a) Urgente suspensão de qualquer negócio da titularidade da Portugal Telecom;

b) Criação de condições propícias à defesa da Portugal Telecom como grande empresa nacional do sector das Telecomunicações, sob controlo público.