So_Joao_site

A CDU tem vindo a defender o que designamos como “inversão orçamental” que significa priorizar cerca de 70% do investimento camarário do Funchal para as zonas altas, os bairros sociais e as zonas da cidade com habitação mais degradada. Esta “inversão orçamental” permitiria concretizar um conjunto de pequenas intervenções locais ao nível da melhoria de acessibilidades, do saneamento básico, da recuperação de muros de proteção, de habitação, que poderia ser conjugada com o envolvimento das pequenas empresas locais numa perspectiva de criação de emprego e dinamização da economia local.

Como exemplo concreto escolhemos o Lombo da Quinta, na freguesia de São Gonçalo, onde todas as questões relacionadas com as más acessibilidades, a insuficiência da rede de saneamento básico, a distância em relação aos transportes públicos e a insegurança motivada, ainda, pelos prejuízos do temporal do 20 de Fevereiro.

Neste período de preparação do Orçamento da CMF para 2014, esta questão assume particular importância e constituirá uma das principais reivindicações que a CDU irá defender e espera estejam contempladas no próximo plano de investimentos funchalense.