IMG 3515A CDU organizou no Funchal uma iniciativa política, nesta manhã, sobre a injustiça dos preços que vigoram nas telecomunicações, que estão a impor custos escandalosos, atentatórios da coesão económica e social.

No âmbito desta ação da campanha eleitoral a CDU esteve junto à empresa de telecomunicações na Avenida Zarco, como disse Sílvia Vasconcelos, «para alertar que os portugueses pagam, em média, 45,26 euros por pacotes de telecomunicações (de telefone, televisão e internet) ou seja, das prestações mais altas da União Europeia, sem que o respectivo serviço seja necessariamente melhor».

 A candidata da CDU às próximas Eleições Legislativas denunciou o facto de que só «em 2023 houve um aumento dos preços nas telecomunicações até 7,8%, preços estes, que voltaram a crescer em 2024, com atualizações até 4,3%».

Sílvia Vasconcelos adiantou ainda que «as receitas destas empresas traduziram-se, no ano passado, no maior crescimento desde 2016, ascendendo a quase quatro mil milhões de euros em 2023, mais 6% face ao ano anterior». 

A CDU lançou o alerta de que quando a injustiça cresce em relação aos preços praticados pelos operadores de telecomunicações também aumenta a exploração. A este propósito disse Sílvia Vasconcelos: «Em concreto, os operadores faturaram 3924 milhões de euros, lucros soberbos muito à custa dos baixos salários e da precariedade laboral dos seus funcionários».

No quadro desta iniciativa da campanha eleitoral a CDU lembrou que «apresentou uma proposta sobre a regulação de preços na energia e nas telecomunicações, mas esta foi chumbada com os votos contra da IL, CHEGA, PSD e PSD, e abstenção do PAN, pelo que assumimos o compromisso de voltar a apresentar outra proposta para que seja feita a regulação dos preços destes serviços em sede da Assembleia da República», como forma de travar as injustiças e a exploração na sociedade portuguesa.

IMG 3450

IMG 3434