A CDU realizou neste sábado, 8 de julho, uma iniciativa política regional de colocação de marcos de sinalização das ultraperiferias, em lugares desprezados pelos governantes, que teve conclusão no alto do Curral Velho, em Santo António, com a apresentação de um texto de encerramento pelo Coordenador Regional, Edgar Silva.
De acordo com Edgar Silva, "em lugares com tanta gente os governantes nem uma solução para estacionamento público são capazes de garantir. Nem outros investimentos, nem muito menos o mais básico como uma bolsa de estacionamento automóvel. Nestas zonas ultraperiféricas no Funchal, longe do olhar dos turistas, nas margens dos interesses da burguesia do Funchal nem as migalhas do desenvolvimento ali chegam".
Como disse Edgar Silva, "no Galeão, no Curral Velho, no alto da Barreira, no Lombo dos Aguiares, no Lombo Jambeiro, na Bugiaria, nos Três Paus, e em tantos outros lugares do Funchal, estão multidões nas ultraperiferias desprezadas pelos governantes".
Neste roteiro de marcos nas ultraperiferias, a CDU lembrou "as falsas promessas feitas pelo Governo, que se comprometeu com investimento público nunca ali concretizado".
Afirmou ainda Edgar Silva: "embora dispondo de muitos milhões da chamada 'basuca', havendo dinheiro da União Europeia em abundância, os governantes nem um elementar estacionamento público conseguem ali realizar, onde vive o povo das zonas altas, agravando mais e mais as desigualdades territoriais e as injustiças sociais".
Esta iniciativa incluiu a colocação de marcos de localização das reivindicações das ultraperiferias desprezadas pelos governantes, designadamente, no alto da Barreira e no Lombo dos Aguiares, com conclusão no Curral Velho.