Em Santa Cruz, JPP, PSD e CDS põem em causa saúde pública da população2ba
 
A CDU esteve hoje a reunir com um conjunto de moradores do sítio da Assomada, Freguesia do Caniço, que estão preocupados, e com a sua vida condicionada, pelo facto do Governo Regional PSD/CDS ter licenciado com a conivência do Executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz do JPP, a continuação da actividade de uma vacaria junto a uma zona residencial.
O deputado da CDU, Ricardo Lume após o contacto com a população referiu que «os moradores que residem nesta localidade, junto à vacaria tem a sua qualidade de vida fortemente afectada, não só pelos maus cheiros, nem por toda a actividade que exige uma produção pecuária, mas também pelas pragas de insetos e roedores que abundam na localidade devido à actividade da vacaria situação que põem em causa a saúde pública.
 
A população mobilizou-se no ano de 2021 através de um abaixo assinado que contou com mais de 200 subscritores para que a Câmara Municipal de Santa Cruz tomasse medidas para defender a população, e garantir o ordenamento do território, porém o executivo do JPP não só afirmou que o Governo Regional tinha licenciado a actividade da vacaria como também o próprio JPP alterou o PDM em Regime Extraordinário para permitir a actividade da vacaria naquela localidade.
 
Não é aceitável que a falta de estratégia e de planeamento promovido pelo Governo Regional do PSD e CDS e pelo Executivo Camarário do JPP, coloque em causa a qualidade de vida da população e a saúde pública.
1ba
Não é aceitável permitir que existam actividades pecuárias junto de habitações, afinal onde está o ordenamento do território?
 
A actividade pecuária deve de ser realizada em zonas próprias para tal, afastadas das zonas habitacionais e compete ao Governo Regional e às Câmaras Municipais garantir as condições para que tal aconteça.
 
No passado foi com a luta da população e com a intervenção decisiva da CDU que foi possível suspender a actividade do aviário do Garajau, na Freguesia do Caniço, e possibilitar esse tipo de actividade noutra localidade, longe de zonas residenciais, também agora a CDU está solidária com a população e vai intervir para garantir a deslocação desta actividade pecuária para um lugar adequado para o seu desenvolvimento, garantindo assim a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde pública neste sítio da Assomada, Freguesia do Caniço.»