332713214 3337077566544185 5415346771209453736 nNo final do encontro com dirigentes regionais a CDU destacou a necessidade de combater processos que tendem a agravar as desigualdades sociais e a injustiça ambiental na Região Autónoma da Madeira.

Como afirmou Edgar Silva, Coordenador Regional, «nesta região insular, não só se agudizam problemas económicos e sociais, designadamente aqueles que decorrem da especulação de preços, do aumento do custo de vida e dos baixos salários, como se intensificam as contradições na gestão e ocupação do território com uma nítida intenção de satisfazer grupos económicos e interesses particulares dos senhores do mando desta terra.



Exemplo da descarada subordinação do interesse público aos interesses privados dos senhores do mando é o processo de construção do POC – Programa de Ordenamento Costeiro».

Neste encontro, entre outros exemplos concretos dos desmandos do regime, foram apontadas as muitas contradições do POC. O POCMAD – Programa de Ordenamento Costeiro da Madeira tem por objetivo assegurar a recuperação, valorização, reabilitação e conservação da estrutura e elementos biofísicos, bem como a segurança de pessoas e bens, do território costeiro da ilha da Madeira, assim como promover a sustentabilidade ambiental do território costeiro da ilha da Madeira.

De acordo com Edgar Silva, «na proposta de POCMAD, em período de consulta pública, é a clara demonstração de que o governo de maioria PSD/CDS coloca em primeiro lugar a proteção aos senhorios do regime. É por essa razão que a Região está atrasada mais de 30 anos quanto à obrigação de ordenamento do litoral e da orla costeira. É para satisfazer os senhorios que o programa proposto procura garantir a legitimidade a diversos crimes ambientais e determinados “mamarrachos” do regime implantados criminosamente no litoral na ilha da Madeira. É pela mesma razão que o POCMAD afirma que a extração de areia no leito do mar deve continuar a atender aos interesses do sector da construção civil. Tudo isto porque o governo está ao serviço dos senhores do mando».

Para a CDU, «são necessárias novas formas de intervenção propositiva com o objetivo de promover um outro rumo para o desenvolvimento regional, em que através da justiça social e com a justiça ambiental seja possível viver melhor na nossa terra. Porque é possível viver melhor nesta terra!».