A CDU organizou nesta tarde uma iniciativa política regional na zona alta da Nogueira, no Garachico, no concelho de Câmara de Lobos, sobre o problema ambiental decorrente da descarga de esgotos a céu aberto, no que faz daquele problema ambiental numa grave crise sanitária na Ilha da Madeira.
 
Nesta iniciativa da CDU, afirmou o Coordenador Regional, Edgar Silva: "A falta de saneamento básico leva a problemas de saúde pública, a infeções e doenças. No entanto, lamentavelmente, nesta Região, milhares de pessoas vivem sem acesso aos serviços de saneamento básico, tantas famílias estão expostas a situações noviças devido à falta de rede pública de saneamento básico. E são estes lugares concretos que fazem com que na Ilha da Madeira exista um gravíssimo problema sanitário ".
 
De acordo com Edgar Silva, "dada a urgência resolutiva deste problema ambiental e de emergência sanitária, a CDU apresentará uma iniciativa parlamentar para que seja concretizado um 'Programa de emergência sanitária para a Ilha da Madeira'. O objetivo deste programa é reduzir o risco de que diferentes tipos de doenças se desen-volvam na nossa comunidade. Assim, pretende - se contribuir para a melhoria do esta-do de saúde e para a qualidade de saúde do povo desta Região ".
 
Como afirmou Edgar Silva, " não se pode continuar a permitir que as descargas de esgotos a céu aberto contaminem linhas de água, lesem áreas agrícolas, poluam ribeiros, ribeiras e o oceano. O saneamento básico seguro é essencial à promoção da saúde pública".