SAPADORESA CDU realizou durante esta manhã uma visita ao Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal, para se inteirar das actuais condições de trabalho e das reivindicações colocadas por estes profissionais. Através da deputada municipal, Herlanda Amado, a CDU afirmou que «durante anos não houve por parte dos Governos da República e da Região, sensibilidade política para resolver muitos dos problemas apresentados pelos bombeiros, que garantiriam que os seus direitos salariais e remuneratórios fossem salvaguardados. São centenas de mulheres e homens que abraçam esta profissão na Região e muitas das suas justas reivindicações foram sempre alcançadas na base da luta persistente.

unnamed_2.jpgNesta iniciativa e após a visita às instalações, a deputada municipal, Herlanda Amado, afirmou que «foi possível constatar que algumas das reivindicações feitas por estes profissionais ao longo dos anos foram alcançadas e existem melhorias ao nível das condições de trabalho. Apesar destas intervenções em algumas áreas do edifício do quartel, ainda existem algumas necessidades identificadas ao nível das camaratas que garanta condições de descanso dignas às mulheres e aos homens que integram a Corporação. Ao nível de meios materiais, como viaturas especializadas no socorro e equipamentos de protecção a estes profissionais, confirmou-se que muitas das falhas que existiam antes foram sendo colmatadas, reforçando a importância das reivindicações feitas por estes profissionais ao longo de anos.

Com a luta persistente destes trabalhadores, acompanhados sempre da intervenção das suas estruturas sindicais e de propostas apresentadas pela CDU tem sido possível garantir a valorização dos bombeiros e dos seus direitos; garantir dignas condições de acomodação e de trabalho; assim como o reforço de meios de combate, a nível de equipamentos e veículos.»

No final da iniciativa Herlanda Amado, disse ainda que «apesar do Governo do PS, maioria na Assembleia da República, continuar a desvalorizar o trabalho e o direito a ter trabalho com direitos; nós contrapomos esta postura do PS, apresentando propostas que garantem a valorização do trabalho sendo a mais recente a manutenção do direito de turno e trabalho suplementar aos Bombeiros Sapadores.

Os Bombeiros Profissionais têm um papel fundamental no sistema de proteção civil, da proteção de pessoas e do património e do socorro em geral. Os corpos de bombeiros profissionais (que integram os bombeiros sapadores), são corpos especiais de funcionários especializados de proteção civil integrados nos quadros de pessoal das câmaras municipais. 

Independentemente da necessidade, já sentida, de revisão do seu regime de financiamento, o Estatuto destes profissionais deve acautelar com toda a clareza a especificidade das suas funções no sentido de que os municípios não tenham qualquer dúvida de legalidade e de interpretação das normas que lhes são aplicáveis.

Nós defendemos os direitos dos trabalhadores, a valorização e dignificação de carreiras, a garantia dos direitos laborais e melhores condições de trabalho de milhares de mulheres e homens, que integram as várias Corporações de Bombeiros por todo o País.»