A Candidatura da CDU esteve ao longo desta tarde de sábado na freguesia do Monte para denunciar as falsas promessas dos governantes, onde, apesar do muito que foi sendo prometido, nada foi feito para salvaguardar a segurança das populações.
Exemplo disso mesmo ficou demonstrado no Sítio do Poço Rodrigo, na freguesia do Monte, uma das freguesias mais duramente atingidas pela destruição provocada pelos incêndios, depois de ter sido igualmente atingida pela catástrofe do 20 de Fevereiro.
A candidatada CDU ao parlamento regional disse, que «nem as bocas de incêndio, que estavam obrigados a colocar, nem os mais básicos requisitos para a proteção civil, para a defesa das populações em caso de incêndio foram concretizados. Após as 2 grandes catástrofes que atingiram as populações desta localidade, os governantes foram prometendo intervenções que garantissem a segurança do povo, mas não passou disso mesmo, promessas».
De acordo com Herlanda Amado, «a CDU, em sucessivos momentos, tem apresentado propostas concretas quanto às medidas primárias de proteção civil e quanto à necessidade de, mais do que propaganda gratuita, os governates do PSD-CDS promovam uma moderna e eficaz rede de bocas de incêndio prontas a funcionar localmente. No entanto, apesar de todos os alertas, apesar das sucessivas catástrofes criadas pelos incêndios no Funchal, as entidades públicas com responsabilidades, não têm sido capazes de ir além da propaganda».
Como referiu Herlanda Amado, «como em tantos outros lugares do concelho e da Região já devastados por intempéries nos últimos anos, é revoltante verificar o quanto está por fazer, para que não se voltem a repetir mais catástrofes dessa natureza, ficando evidente um grau de negligência e de incúria por parte dos governantes, o que é inadmissível».
A candidata terminou a declaração dizendo que «a CDU tem sido a força política a quem as pessoas recorrem quando se sentem injustiçadas, a CDU tem sido a força política que garante que os que vivem à margem do desenvolvimento sejam defendidos e as suas reivindicações ouvidas pelos governantes, que teimam em fazer-se de surdos quando as populações clamam por justiça social».
Disse ainda a candidata ao parlamento que «estes fabricadores das desigualdades têm que ser penalizados nas próximas eleições regionais, porque já basta de mentiras. O povo diz, “mais depressa se apanham um mentiroso do que um cocho”, então vamos todos contribuir através do voto na CDU, para que os mentirosos desta terra sintam a revolta das populações. Vamos todos contribuir a 24 de setembro para que este governo manco sinta verdadeiramente que as mentiras têm que terminar. A CDU tem afirmado que é possível viver melhor na nossa terra, fazendo das injustiças de milhares, forças para lutar. Reafirmando esta máxima de que, sim é possivel viver melhor nesta Região, vamos mostrar o cartão vermelho a estes fabricadores das desigualdades, e isso só é possivel com o reforço da CDU no parlamento regional, com mais votos e mais mandatos».
De acordo com Herlanda Amado, «são muitas as pessoas que procuram a CDU, para ajudar a resolver problemas, reconhecendo em cada um de nós, a voz que tantas vezes lhes falta para que os seus problemas sejam reconhecidos e resolvidos pelos governantes.
A todos dizemos, se somos bons para lutar, somos igualmente bons e capazes de ser a tua voz, no Parlamento Regional.
Estas eleições são para eleger deputados e NÃO para eleger um presidente do governo.
Não continuem a deixar que vos passem um atestado de burrice, quando vos dizem, “ o fulano ou sicrano, é candidato a presidente do governo!!”
Todos os votos contam, todos são importantes para alterar o rumo de desigualdades que esta terra tem vivido ao longo de décadas.
As pessoas contam conosco para resolver problemas e dar voz às reivindicações de muitos anos, então, este é o momento de nós contarmos com todos.
A 24 de Setembro contamos com todos. Nós podemos, verdadeiramente, viver melhor nesta terra!!».