A CDU esteve hoje junto ao Instituto de Emprego da Madeira, a contactar com a população, para afirmar que é necessário continuar a intervir para combater o uso a abusivo dos Programas de Ocupação Temporária de Desempregados para dar resposta a necessidades de trabalho permanentes, assim como para afirmar que só foi possível avançar nos direitos dos desempregados abrangidos por estes programas devido à intervenção decisiva da CDU.
O deputado da CDU no decurso da iniciativa colocou que « ao longo de anos a CDU foi a única força política que denunciou a utilização dos POTs para dar resposta a necessidades permanentes de trabalho na administração pública, mas também em empresas sem fins lucrativos, como por exemplo IPSS associações desportiva e culturas.
Com a intervenção da CDU foi possível dar visibilidade a uma realidade que abrange em média por ano mais de 3000 madeirenses, que não são considerados trabalhadores nem fazem parte do número de desempregados. Foi devido à intervenção da CDU na rua, mas também na Assembleia Regional que foi possível, forçar o Governo Regional a garantir um aumento no subsídio que atualmente é de 480€ e que a partir de Agosto passara a ser de 624€, assim como foi possível garantir 10 dias de descanso ao fim de 6 meses no programa em vez dos 5 dias que vigoram no actual momento.
Ricardo Lume referiu que « foi possível reforçar estes direitos com o contributo decisivo da CDU, mas é preciso pôr fim ao uso abusivo dos POTs para dar resposta a necessidades de trabalho permanente. Com a CDU é possível avançar nos direitos, com a CDU é possível viver melhor na nossa terra.»