Novas acessibilidades às Zonas Altas e Super Altas do concelho do Funchal

atingidas pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010

 

A intempérie que atingiu a Madeira, com especial incidência nos concelhos da faixa sul da ilha, no passado dia 20 de Fevereiro, afectou de forma bem evidente as denominadas Zonas Altas e Super Altas destes municípios.

No concelho do Funchal, estas áreas foram duramente atingidas, provocando mortos, feridos e desaparecidos, e destruindo diversas habitações, desalojando famílias inteiras, obstaculizando as vias de acesso, dando assim origem a uma conjuntura de caos e destruição. Este cenário torna-se ainda mais preocupante quando, em situações idênticas corremos o risco, no futuro, de assistirmos a um maior isolamento de populações e localidades, sem possibilidades de receberem socorro de uma forma célere.

É, pois, possível identificar localidades do concelho do Funchal que correm o sério risco de isolamento. E, para combater este cenário, há que tomar medidas e elaborar planos de intervenção que visem criar condições para que estas situações potencialmente perigosas para as populações não se repitam. Entre as localidades atingidas e às quais, nomeadamente, em termos de acessibilidades, urge apresentar alternativas, contam-se:

à na freguesia do Monte:

            - a zona dos Lombos;

            - a Travessa dos Poços;

            - o Curral dos Romeiros;

à na freguesia de Santo António:

            - o Caminho da Casa Branca;

            - a zona do Vasco Gil;

            - o Caminho do Moinho; e

            - o Caminho do Curral Velho.

 

Estas áreas constituem algumas das localidades do concelho do Funchal onde se coloca a necessidade de intervenção no sentido da criação de alternativas viárias.

 

Assim, o Vereador da CDU recomenda à Câmara Municipal do Funchal que se proceda a um levantamento das localidades passíveis de, em situação de intempérie ou outra catástrofe natural, ficarem isoladas, elaborando-se posteriormente um plano de acessibilidades que contemple alternativas viárias às mesmas, garantindo assim soluções de socorro e evacuação dessas mesmas localidades.

 

 

 

Funchal, 06 de Maio de 2010

 

O Vereador da CDU na CMF