Proposta de Recomendação

 

Criação de centralidades na freguesia do Imaculado Coração de Maria

 

A freguesia do Imaculado Coração de Maria integra-se no núcleo de freguesias da zona baixa do concelho do Funchal que apresentam um panorama de regressão populacional e de alguma estagnação em termos de desenvolvimento. O investimento em infraestruturas de apoio social públicas não tem conhecido efectividade. A juntar a este facto, não se reconhece, na freguesia, uma centralidade ou pólo aglutinador que, para além de fixar a população, possibilite promover um desenvolvimento mais harmonioso.

É necessário revitalizar a freguesia do Imaculado Coração de Maria. Torna-se urgente uma aposta no social, acompanhada de investimentos adequados à criação de um conjunto de infraestruturas de apoio social, capazes de proporcionar uma variedade de valências, serviços e apoios aos mais diversos níveis: Lar de 3ª Idade, Centro de Dia, Creche e Jardim de Infância, ATL e parque infantil, ou até um Gabinete de Apoio à Juventude.

 

Assim, o Vereador da CDU recomenda que a Câmara Municipal do Funchal, como forma de dinamização da vida na freguesia e de promoção de uma aposta na vertente social, desenvolva todos os mecanismos ao seu alcance junto do Governo Regional para que este promova a criação de uma centralidade na freguesia do Imaculado Coração de Maria, com características de apoio social, conjugando diversos serviços e áreas de intervenção, permitindo assim não só revitalizar a freguesia e promover o bem-estar das suas populações, como também dotá-la de importantes mecanismos de apoio social.

 

Funchal, 20 de Novembro de 2008

O Vereador da CDU na CMF