A CDU/Madeira realizou, quinta-feira, dia 23 de Abril de 2015, uma iniciativa política que incidiu sobre a necessidade de garantir a viabilidade de um novo Hospital para o Funchal, junto à entrada principal do edifío-sede da Câmara Municipal do Funchal, na Praça do Município.
"O Presidente do XII Governo Regional da Madeira, recentemente empossado, afirmou que pretendia “explorar todas as hipóteses de financiamento” para construir um novo Hospital na Região, considerando o mesmo como “uma prioridade” e defendendo como objectivo “tentar obter um consenso a nível regional relativamente à construção, localização e financiamento, com a maioria das forças políticas”.
Face à reconhecida insuficiência da resposta hospitalar actualmente existente na Região Autónoma da Madeira, é reconhecida a importância de uma nova unidade hospitalar para o Serviço Regional de Saúde que conjugue o respeito pela dignidade dos utentes e profissionais com a eficiência, segurança e adaptação às novas e crescentes exigências e ameaças que a prestação de cuidados de saúde comporta.
A construção de um novo hospital continua, portanto, a ser encarada como inquestionável por parte de várias entidades e sectores.
A construção de uma unidade deste tipo traz consigo uma nova e importante centralidade, possibilita criar dinâmicas favoráveis nos domínios da actividade urbanística e comercial, do desenvolvimento local, transformando radicalmente a área de instalação da mesma.
Na defesa dos direitos dos utentes e das populações em geral, da qualidade de vida e bem-estar geral destes e daqueles que nos visitam, na defesa do futuro do concelho e do desenvolvimento local e até regional, a Câmara Municipal do Funchal deve manifestar junto do Governo Regional a necessidade e premência de serem retomados os actos relacionados com a concretização de uma nova Unidade Hospitalar, na zona de Santa Rita, na freguesia de São Martinho, nos moldes do projecto e programa funcional já elaborados.
A construção de uma nova Unidade Hospitalar em Santa Rita (área única no concelho com condições para a instalação de uma unidade deste tipo), a elaboração de um Plano de Urbanização que permita enquadrar todas as questões que envolvem tal projecto (acessibilidades, redes de saneamento, zonas verdes, zonas de recreio e lazer, etc.…) devem constituir prioridades a serem defendidas pela Câmara Municipal do Funchal."