porto_moniz
A CDU esteve hoje no Porto Moniz para denunciar novamente o estado de degradação em que se encontra o bairro social do Sítio do Sereno, localizado a poucos metros do centro da vila, um bairro construído há já cerca de 3 décadas e que, de ano para ano, vê agravarem-se as suas condições.
A última intervenção de fundo com vista à recuperação deste complexo habitacional teve lugar há já mais de 10 anos, e a falta de manutenção é bem patente nos problemas que afligem todos quantos nele residem, e que se fazem sentir especialmente ao nível do saneamento básico, infiltrações e fugas de água e ruptura de canalizações, a que se junta a pintura na parte exterior das habitações.
A vila do Porto Moniz é um importante cartaz turístico da costa norte, e o estado de degradação destas habitações contrasta fortemente com a a imagem que querem fazer passar do concelho.
Este é um bairro que está sob a tutela do IHM, e que necessita rapidamente de obras de manutenção, por forma a fazer face às graves situações de degradação que afectam a qualidade de vida, o conforto e o bem-estar dos seus moradores. Compete por isso ao IHM proceder à sua recuperação. Mas, infelizmente, tal não se verifica.
Em Janeiro do corrente ano, o IHM aumentou as rendas, mas tal aumento, ao contrário do que seria de esperar, não teve qualquer reflexo na melhoria das condições de habitabilidade e de vida dos moradores; resumindo e concluindo, o IHM não investe no bairro do Sítio do Sereno.
Numa fase como a que actualmente atravessamos, em que se verifica uma quebra nos rendimentos da generalidade das famílias, a par de significativos aumentos nos impostos e nas obrigações, nomeadamente prestações e rendas, as entidades públicas e, neste caso, o IHM, não se podem furtar às responsabilidades. Os residentes no bairro social do Sítio do Sereno exigem, por isso, a garantia de recuperação deste complexo habitacional