09627f8f 1b4d 4451 9161 0dd56c9b4acaA CDU realizou na manhã deste domingo, no Garachico, uma iniciativa política regional onde o Coordenador Regional, Edgar Silva, colocou fortes críticas aos governantes "pelas repetidas mentiras quanto à resolução dos problemas que mais prejudicam as populações".


No Garachico, como referiu Edgar Silva, "os governantes prometeram às populações que no mês de janeiro de 2024, finalmente, se iniciariam as prometidas obras para a resolução do grave problema da falta de rede de esgotos. Está a chegar ao fim do mês de janeiro e não existem no terreno sinais de que a obra será concretizada. Ou seja, estaremos, outra vez, perante mais uma falsa promessa".

De acordo com Edgar Silva, "o que está a acontecer no Garachico é um dos exemplos bem concretos de como o investimento público esquece quem mais precisa de que sejam resolvidos os factores de agravamento de desigualdade e injustiça social na Região Autónoma da Madeira".


Segunda a CDU, "No Garachico, tal como em tantos outros lugares das ultraperiferias sociais desta Região, o investimento público tarda em chegar a quem mais precisa de que sejam resolvidos os problemas do desenvolvimento humano e social".

Como disse Edgar Silva, "é inadmissível que em tantos lugares, como acontece no Garachico, necessidades primárias como o acesso ao saneamento básico ainda estejam por resolver. As situações de descarga de esgotos a céu aberto, o despejo diário de esgotos para as levadas e linhas de água é uma realidade do dia-a-dia de milhares de pessoas nesta terra. Este é um escandalosos problema de saúde pública, este é um gravíssimo problema ambiental que se verifica no concelho de Câmara de Lobos e em muitos outros concelhos desta Região".

Afirmou ainda Edgar Silva que "este problema alarga as já profundas desigualdades sociais  existentes nesta Região. E tamanha injustiça social cresce porque os governantes deviam os dinheiros públicos para outros projetos que lhes são mais convenientes e esquecem quem vive em condições indignas e desumanas".