A CDU realizou uma iniciativa política regional este sábado na Quinta das Freiras, na freguesia de Santo António, para onde os governantes estão em falta com o prometido investimento destinado à promoção de maior oferta pública de habitação.
Nesta iniciativa política o Coordenador Regional, Edgar Silva, afirmou que «a Quinta das Freiras é um dos lugares comprovativos das incapacidades de resposta resolutiva por parte da actual governação face à gravidade e à dimensão do problema social da habitação na Madeira».
De acordo com Edgar Silva, «na Quinta das Freiras, há mais de dois anos que, depois da demolição do antigo bairro ali existente, existe uma vasta área territorial destinada à construção de mais habitação pública e aqueles terrenos continuam ao abandono sem que avancem projetos de habitação que tanta falta estão a fazer».
Segundo Edgar Silva, «o que está a acontecer na Quinta das Freiras, em Santo António, também está a contecer na Penha de França, no Imaculado coração de Maria, onde, depois de demolido o antigo bairro, os terrenos estão ao abandono,. há anos, sem que sejam concretizados os prometidos projetos de habitação para população que luta pelo direito à casa. Ou seja, eram possíveis grandes investimentos públicos naquelas áreas e seria possível garantir resposta habitacional para tantas famílias que esperam e desesperam por uma habitação social. E o direito à habitação continua a agravar-se nesta terra, apenas e só, porque há desleixo, muitas inércias e irresponsabilidade política da parte da governação».
Para a CDU, «o grave problema social da habitação continua a ter uma alarmante dimensão humana e gravidade política porque os governantes não estão à altura do problema e das exigências colocadas à sua resolução».