No Curral das Freiras: regressão na educação
A CDU realizou hoje na freguesia do Curral das Freiras uma iniciativa política sobre o direito à educação em que o Coordenador Regional, Edgar Silva, criticou o Governo Regional da Madeira pelo facto de estar a impor medidas contrárias aos direitos ao desenvolvimento e de regressão no acesso à educação.
Segundo Edgar Silva, «as populações no Curral das Freiras já estão a mobilizar-se para a defesa do direito à educação naquela freguesia. Agora que o Governo Regional quer desativar na Escola do Curral das Freiras alguns dos anos de escolaridade, transferindo para Santo António, para a Escola da Madalena, os alunos do 7º, 8º e 9º ano, o que está a acontecer são processos em que o desenvolvimento do Curral das Freiras está a andar para trás.
No Curral das Freiras existem quatro edifícios escolares com bons equipamentos, infraestruturas e bons professores.
No Curral das Freiras existem 4 escolas, que implicaram muitas lutas pelo direito à educação. Ao querer agora o Governo Regional transferir os estudantes do Curral das Freiras para o concelho do Funchal estamos perante uma agressão aos direitos do povo daquela freguesia».
A CDU, de acordo com Edgar Silva, «decidiu apoiar a justa reivindicação das populações do Curral das Freiras e, desde já, está a ser dinamizada uma recolha de assinaturas numa petição que coloca ao Governo Regional o apelo para que tudo seja feito, por todos os meios, de modo que na Escola do Curral das Freiras possa continuar a acontecer o direito de acesso à educação».