«Madeira: Equipamento cultural dedicado à baleia ainda longe de ter as contas saldadas

 

Indemnização a construtora agrava derrapagem de museu superior a 730%

 

Obra de equipamento lançada pelo governo regional com preço-base de 1,6 milhões de euros custou quase 12 milhões e teve um financiamento comunitário de cerca de um milhão

 

O Governo Regional da Madeira, através de uma resolução publicada no Jornal Oficial, decidiu atribuir à empresa construtora do Museu da Baleia, no Caniçal, uma indemnização de 714 mil euros, elevando para 11, 723 milhões de euros o custo total da obra, mais 732% em relação ao preço inicialmente previsto.

(…)

A construção do museu do Caniçal foi adjudicada ao consórcio formado pela empresa madeirense Avelino Farinha & Agrela (AFA), líder das obras públicas na região e dos ajustes directos na reconstrução pós-temporal, e pela sociedade Arlindo Correia & Filhos (ACF), com sede em Braga e filial na Madeira. A obra, com concurso público lançada em 2004, tinha um custo-base de 1,6 milhões de euros e um prazo de conclusão de 18 meses.

 

Inquérito travado

            No Orçamento regional para 2005 estava previsto que a despesa com o Museu da Baleia seria de 2,083 milhões de euros, montante que incluía a previsão de despesas para 2006, ano em que a obra terminaria. Após sucessivos atrasos e inaugurações adiadas, o custo final, segundo o Plano de Investimentos da Madeira (OIDDAR) de 2010, deveria atingir os 10,426 milhões.

            (…)

            Mas a derrapagem não parou. Em 2010, a Câmara de Machico, impulsionadora do novo museu, lançou dois concursos públicos, ambos como o mesmo objecto de contrato: “Aquisição e instalação de um sistema áudio wirless para visitas individuais guiadas. O primeiro anúncio tinha como preço base 350 mil euros, o segundo 260 mil euros.

            Tudo somado, com a indemnização agora atribuída ao consórcio construtor, perfaz um custo global de 11, 723 milhões, sete vezes o valor inicial. Mas os gastos não ficam por aqui. Já depois da inauguração a 2 de Setembro, integrada na série a que Alberto João Jardim presidiu antes das eleições regionais, a autarquia anunciou que pretende instalar painéis solares, como forma de reduzir os custos de energia.

            A obra foi considerada pela oposição um exemplo de “má gestão dos dinheiros públicos”, tendo o PCP requerido um inquérito parlamentar à respectiva derrapagem financeira, que foi rejeitado pelo PSD-Madeira.»