4aaaaA CDU realizou hoje uma iniciativa política junto ao Conjunto Habitacional do Canto do Muro, no Funchal, para denunciar a inércia dos governantes do PSD/CDS na preservação e beneficiação do parque habitacional público.
 
No decurso da acção política o deputado da CDU denunciou que « no Funchal nos últimos 2 anos foram demolidas e interditas mais habitações públicas do que foram construídas.O Conjunto Habitacional do Canto do Muro III é um exemplo claro desta realidade onde já em 2019 foi identificado a necessidade de garantir obras estruturais nos 3 blocos de apartamentos que compõem o Conjunto Habitacional. Em 2020 muitos dos moradores deste Bairro tiveram de sair das suas habitações a titulo provisório para garantir a segurança de pessoas e bens, e as necessárias intervenções para a beneficia-ção das infraestruturas.
 
3aaaaJá este ano, em consequência da tempestade Óscar, a situação de perigo agravou-se e um dos blocos teve de ser evacuado, deixando 41 pessoas desalojadas, que foram acolhidas no RG3 e outras foram para casas de familiares.
 
Ricardo Lume referiu que «passados que estão mais de 3 anos da identificação do problema nada foi feito e a degradação dos prédios continua a se intensificar, colocando em suspenso a vida de quem residia neste Bairro.
Não é aceitável que numa altura em que existem tantas carências habitacionais existam habitações públicas fechadas por opção ou por inercia dos governantes do PSD/CDS.»
 
O porta voz da iniciativa da CDU concluiu dizendo que «é fundamental garantir as obras previstas para assegurar a beneficiação do Conjunto Habitacional do Canto do Muro, assim como garantir que as habitações públicas servem para as pessoas viver e não para estarem fechadas a se degradar.»
1aaa 2