A CDU esteve esta tarde junto à Câmara Municipal de Santa Cruz, para denunciar a falta de políticas de habitação no concelho de Santa Cruz, para fazer face às dificuldades que tantas famílias enfrentam na Região, e este concelho não é excePção, onde o dirigente da CDU, Duarte Martins, proferiu a seguinte declaração.

zero

O Concelho de Santa Cruz é o segundo Concelho com mais população da Região Autónoma da Madeira, segundo os últimos censos de 2021, tendo mais de 42 mil pessoas a residir neste Concelho. Porém existem muitos casos de falta de habitação sentidos pelas populações deste Município, que desde 2013 está a ser “governado” pelo JPP não existindo nenhum plano específico para habitação, simplesmente zero!

Perguntamos nós e quem passa por dificuldades habitacionais no concelho, quantos fogos habitacionais foram construídos pela Câmara Municipal de Santa Cruz? ZERO!

Quantos apoios à renda para habitação? ZERO!

Quantos apoios para requalificação para a habitação? ZERO!

Quantos casais jovens e famílias monoparentais, foram ajudadas pela autarquia de Santa Cruz para poderem ter, por exemplo, uma habitação a custos controlados? ZERO?

Os biliões de euros do PRR, a denominada “bazuca financeira” proveniente da União Europeia, que o País e a Região vão receber, para também fazer face ao flagelo habitacional que enfrentam milhares de famílias da Região, não passam de propaganda dos Governos, que de anúncio em anúncio, iludem as pessoas, mas não executam políticas concretas e especificas para a habitação.

Infelizmente para os Santa-Cruzenses, o JPP vive numa ilusão, no seu mundo próprio, fazendo crer que em Santa Cruz não existem problemas de habitação. Para o JPP tudo está mal em todo o lado, menos no seu “idílico” Concelho, o que não é verdade!

Santa Cruz teve sempre problemas de falta de habitação, não podemos esquecer os problemas sentidos no Caniço, onde o Sr. Presidente da Câmara, Filipe Sousa, quando era Vereador do PS, tudo fez para embargar obras de prédios com um grande número de apartamentos. São muitos os exemplos como os edifícios feitos na Rua Padre Agostinho de Freitas no Caniço com mais de 30 fogos habitacionais; o caso dos apartamentos no Porto Novo, que foi embargado e o actual Presidente da Câmara, “jurou a pés juntos” que seria para habitação a custos controlados, mas sem surpresa, afinal foram para habitação de luxo.

É necessário canalizar os fundos do PRR para a construção de habitação a custos controlados, para a criação de habitação social; garantir apoios efectivos ao arrendamento; criar políticas focalizadas para a habitação para os jovens e famílias monoparentais! Apesar de algumas juntas de freguesia terem o apoio à reabilitação e requalificação de habitações, para além de insuficiente não chega à maioria das populações que tanto necessitam.

Não basta o JPP dizer que é diferente dos outros, não basta dizerem que são “Juntos Pelo Povo”, quando esse mesmo povo é esquecido e abandonado por estes senhores, é necessário que as pessoas os obriguem a fazer jus ao nome que usa!

Infelizmente neste concelho as políticas de Habitação não existem, não passando de uma miragem!

A CDU vai sempre intervir em defesa das populações e tudo fará para que o Direito Constitucional à Habitação, seja uma realidade neste Concelho. É possível viver melhor na nossa terra e as populações podem sempre contar com a nossa intervenção, para que esta seja uma realidade vivida por todos os Santa-Cruzenses!