Voto de Pesar

Faleceu no passado dia 05 de Março, nos arredores de Sesimbra, o historiador Joel Serrão. Figura de alto relevo na Cultura Portuguesa, Joel Serrão era natural do Funchal, mais precisamente da freguesia de Santo António, onde nascera em 1919.

Historiador e ensaísta com vasta obra editada, Joel Serrão licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. De 1948 a 1972, Joel Serrão exerceu o magistério liceal em Viseu, no Funchal, em Setúbal e Lisboa.

Foi director do Centro de Estudos de História do Atlântico, na Madeira, membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e exerceu funções docentes na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A sua investigação inclui as áreas da história económica e sócio-cultural, tendo sido o introdutor da moderna historiografia em Portugal, abrindo ainda muitas linhas de investigação nos domínios da emigração, "Geração de 70" e da História da Educação. Democrata, sem filiação partidária, Joel Serrão sempre esteve na primeira linha na luta pelas liberdades fundamentais do Povo Português. A Madeira deve-lhe algumas peças de historiografia incontornáveis.

Autor de dezenas de títulos de história, Serrão dirigiu o importantíssimo "Dicionário de História de Portugal", elaborado ao longo de dez anos, um dos marcos da historiografia portuguesa e obra de referência para o estudo e compreensão do nosso País.

Entre as obras publicadas, são de destacar igualmente monografias históricas de cunho económico ou sócio-cultural, edições críticas, temas literários, estudos de personalidades da cultura tais como Cesário Verde, Sampaio Bruno, António Nobre, Fernando Pessoa, Antero de Quental, Vieira de Almeida e António Sérgio.

Assim, a CMF manifesta o seu pesar pelo desaparecimento desta figura ímpar da nossa Cultura que foi Joel Serrão, e endereça à sua família as suas mais sentidas condolências.

           

Funchal, 13 de Março de 2008

O Vereador da CDU na CMF

 

VER A ACTA DA REUNIÃO DE CÂMARA