Proposta de Resolução

 

“Pela criação de uma rede de “Cidades do Açúcar” a partir do Funchal”

 

            Poucos produtos terão marcado tão profundamente a História da Humanidade como o açúcar, devido à raridade de que se revestia, podendo mesmo afirmar-se, sem exagero, que a vulgarização do seu fabrico só se veio a verificar com o povoamento da Madeira, tendo sido esta ilha atlântica que, durante algumas dezenas de anos, encabeçou a sua produção a nível mundial.

Sendo bem sabido que o Funchal se definiu e confirmou em função da riqueza derivada dessa produção, existem outras cidades que, por variadas razões, estiveram também intimamente ligadas ao açúcar, o que torna lógico o estabelecimento de uma rede de relações entre elas.

A ideia não é nova; de facto, já em 1988 (Vd., p.ex., DN, 23/03/1988), a Direcção Regional dos Assuntos Culturais anunciava que iria apresentar nesse ano, num encontro das Regiões Ultraperiféricas a realizar em Palma de Maiorca, a criação de um roteiro cultural dedicado ao “ouro branco”.

Aliás, e, por outro lado, têm sido usual o estabelecimento de parcerias entre cidades, dos mais variados pontos do globo, com vista à partilha de situações comuns do ponto de vista histórico, apoiando-se mutuamente essas cidades no campo da investigação histórica, na divulgação dos seus resultados e na promoção com benéficos efeitos a nível do Turismo.

No entanto, de forma que apenas se pode considerar como sendo incompreensível, até ao momento, nada foi concretizado nesta área, a qual seria altamente prestigiante para o Funchal e proporcionaria um acréscimo de valor na divulgação da cidade, divulgação que seria centrada na parte mais rica da sua História.

 

Assim, neste sentido, a Câmara Municipal do Funchal deverá desencadear todos os esforços para que seja criada uma rede de “Cidades do Açúcar”, onde o Funchal ocupará naturalmente uma destacada posição.

 

 

Funchal, 10 de Setembro de 2009

 

O Vereador da CDU na CMF