Imprimir
Categoria: Iniciativas Políticas
ponta_do_sol_site
O Lugar de Baixo, no concelho da Ponta do Sol, conta com três estruturas que, não obstante os elevados investimentos nelas efectuados, não beneficiam os seus habitantes: a Marina, o Centro de Educação Ambiental e o Palacete dos Zinos, todos encerrados.
O Palacete dos Zinos, um belíssimo edifício de três pisos dos finais do sec. XIX, de grande importância arquitectónica dado que é um dos poucos imóveis de estilo romântico na nossa Região, restaurado  pela Sociedade Ponta Oeste, tem quatro salas de reuniões e outras áreas de trabalho, bem como um pátio exterior com cerca  de mil m2 com vista para o mar. Foi utilizado para reuniões esporádicas do Governo Regional, para acções de formação e até para festas, mas a rentabilidade do edifício, por parte da Sociedade da Ponta Oeste, é nula.
A população gostaria de ver o Palacete mais valorizado, rentabilizado e aproveitado, e os turistas, fascinados com a sua arquitectura peculiar, gostariam de saber mais e visitar o edifício. 
A CDU defende, desde 2007, aquando da realização do Fórum Comemorativo do 30.º aniversário da Lei para a Extinção da Colonia na Madeira, que ali fosse instalado o Núcleo Museológico da Colonia; seria uma forma de divulgar uma parte importante da História regional que começou com o povoamento da ilha da Madeira, e que ainda hoje persiste, mas que, infelizmente, carece de mais e melhor divulgação, especialmente recorrendo ao riquiíssimo património histórico, cultural e arquitectónico existente.