Imprimir
Categoria: Geral

CDU defende apoios Regionais e da República para a renovação da frota pesqueira do peixe espada preto  

A Candidatura da CDU esteve hoje em Câmara de Lobos para defender a renovação da frota pesqueira do peixe espada preto.  

3045A candidata da CDU pelo círculo da Madeira, Silvia Vasconcelos referiu que «A CDU tem proposto reiteradamente, na ALRAM, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, um conjunto de apoios para a renovação da frota pesqueira do peixe espada preto. Estas dezenas de embarcações configuram para as centenas de trabalhadores da pesca, uma falta de segurança, de salubridade, com messes de embarcação inapropriadas, dormitórios inadequados, além de comprometerem a qualidade da água potável e a conservação do pescado nas embarcações.

O Fundo de Apoio Europeu Marítimo 21-27 para a as pescas e aquacultura, não possibilita o financiamento para a renovação da frota, pelo que é o Orçamento de Estado que tem de avançar, sendo esta uma determinação de ação da CDU na Assembleia da República.»

Silvia Vasconcelos concluiu afirmando que «A inação face a esta matéria compromete mesmo a prossecução desta atividade pesqueira na Região dado que se orna cada vez menos apelativa para novos efetivos, contribuindo para o aumento da idade média destes trabalhadores no sector.

3064Sem ação, a nossa frota pesqueira continuará a não poder pescar em águas internacionais por não reunir condições necessárias à emissão de certificados de navegabilidade, ficando incompatibilizados com as regras e exigências comunitárias para o exercício da atividade, com uma frota que é a mais caduca da União Europeia. 

É assim, imperativo e urgente que quer o Governo Regional quer o Estado Português, em cooperação, libertem o financiamento para esta necessária renovação da frota pesqueira do peixe espada preto na RAM.»

3103