Imprimir
Categoria: Geral
PCP denuncia uso abusivo de programas de ocupação de desempregados e estágios profissionais com o fim de substituição de postos de trabalho permanentes!
410935498 678568577794487 1423851729138592487 n
Os programas de ocupação de desempregados e os estágios profissionais têm servido para colmatar necessidades permanentes de trabalho. Trata-se de trabalhadores que, encontrando-se em situação de desemprego ou estágio profissional, durante um determinado período asseguram o funcionamento de um largo conjunto de serviços públicos, mas também de associações privadas sem fins lucrativos.
Estes trabalhadores não têm qualquer direito laboral, não têm direito a férias, a subsídio de férias e subsídio de Natal. Auferem um subsídio de 624€ por mês, para trabalhar 30 horas por semana no caso dos programas de ocupação de desempregados.
Ao fim de um ano são substituídos por um outro trabalhador desempregado, exatamente com as mesmas condições, ou seja, é uma nova forma de escravatura dos tempos modernos.
Esta realidade perverte o principal objectivo destes programas, e verificamos que só estão a servir para evitar a criação de postos de trabalho, pois existe um exército de desempregados dispostos a trabalhar para terem direito a um subsídio por parte do Instituto de Emprego, por outro lado as Autarquias, o Governo Regional e as associações privadas sem fins lucrativos têm acesso a mão de obra praticamente de borla.
O que também é grave é o facto de ser o próprio Governo Regional que está a fomentar a desvalorização do trabalho na nossa Região colocando estes trabalhadores desempregados a receber menos que o salário mínimo a praticar na Região.
A redução do número de desemprego na Região têm como base o aumento dos vínculos precários, mas também através da colocação dos desempregados em programas de ocupação temporária e em formações, pois desta forma deixam de serem contabilizados como desempregados.
O Instituto de Emprego no seu relatório anual afirma que no ano de 2022, 5.883 desempregados foram abrangidos pelos programas de emprego dos quais 2.904 participaram em programas ocupacionais e 1040 foram abrangidos por estágios profissionais.