Imprimir
Categoria: Geral
408190667 674532651531413 7558410393411274438 nPCP defende que Orçamento da Região para 2024 tem de ser instrumento para combater a precariedade laboral, a especulação imobiliária, e garantir estabilidade na vida.
Na reunião realizada hoje com a Secretaria Regional das Finanças, no âmbito da audição prévia para a preparação do Orçamento da Região para 2024 o PCP apresentou um conjunto de preocupações com a actual situação económica e social da nossa Região e com a necessidade de garantir que o Orçamento da Região possa ser um instrumento para garantir a estabilidade na vida de quem vive e trabalha na Região.
 
O deputado do PCP, Ricardo Lume, referiu que « é urgente combater os factores que são potenciadores da instabilidade na vida, potenciadores da pobreza e da exclusão social.
É contraditório vivermos numa Região que apresenta crescimento económico, aumento do PIB, mas ao mesmo tempo cresce a precariedade laboral e existe uma diminuição do salário real dos trabalhadores.
É preocupante que na nossa Região 15% dos trabalhadores aufira rendimentos que os não permite sair do limiar da pobreza reflexo dos baixos salários e do facto de existir um aumento galopante da precariedade laboral fazendo com que na Região sejam mais de 23 mil os trabalhadores com contrato a termo.
 
É dramático constatar que hoje é quase impossível aos madeirenses que não têm casa própria garantirem o seu direito constitucional à habitação devido à especulação imobiliária, ao aumento do valor das rendas e dos créditos à habitação e á mobilização de habitação para Alojamento Local.
A esta realidade acresce o aumento dos preços dos bens essenciais.
 
Muito se tem ouvido nos últimos dias que na Região existe estabilidade governativa, mas lamentavelmente as famílias não têm estabilidade na vida.
Ricardo Lume defendeu que « a estabilidade necessária na nossa Região é a estabilidade laboral, a estabilidade habitacional e a estabilidade económico social.
O PCP defende que este Orçamento Regional tem de ser um instrumento para combater as causas que potenciam a instabilidade de quem vive e trabalha na nossa terra.
O Orçamento Regional para 2024 tem de ser um instrumento para combater a precariedade laboral, a especulação imobiliária e garantir a estabilidade na vida. »