Imprimir
Categoria: Geral
391730482 722272119943794 2183611467839153769 nA CDU esteve hoje no Concelho de Santa Cruz, a realizar uma iniciativa para abordar a problemática da falta de habitação no Concelho, onde o porta-voz Duarte Martins, proferiu a seguinte declaração:
“No Concelho de Santa Cruz, que é o segundo concelho com maior número de população na Madeira, verificamos o aumentar do problema da falta de habitação, e é claro que não há resposta para este problema, nem por parte Governo Regional, nem por parte da Autarquia.
O direito à habitação, é um dos princípios constitucionais que menos é cumprido e feito se fazer cumprir, pelo Governo da República, pelo Governo Regional e pelas Autarquias, e aqui em Santa Cruz, temos o total esquecimento deste problema e das pessoas.

Temos um Governo PSD/CDS que por questões ideológicas não resolve este gravíssimo problema, existe casas de habitação públicas fechadas, designadamente nos complexos habitacionais da Nogueira e Casais de Além, existe terrenos públicos ao abandono e verificamos que existe centenas de pessoas que vivem de forma precária, ou vivem em casa de familiares porque não tem onde morar, e por questões ideológicas preferem que sejam os privados a investir, para cada vez a Habitação seja um negocio e cada vez menos um direito. O que estão à espera para se resolver este problema?

O Município de Santa Cruz é governado desde 2013 pelo JPP, e desde 2013 vemos o JPP criticar as políticas de habitação em todos os concelhos, expecto Santa Cruz, como se fosse um município offshore de problemas, onde tudo é perfeito.
 
Sabemos que o Governo Regional deve ser o principal garante deste direito fundamental, mas a Autarquia deve ser um complemento, e apostar nessas políticas, quantas novas habitações públicas foram feitas pelo Governo Regional ou pela Autarquia desde 2013? Foram feitas zero!
Quantas vezes a Câmara de Santa Cruz, órgão de poder local mais próximo das populações, reivindicou mais habitação publica para o Concelho? Zero!
Veio o Programa de Resolução e Resiliências quanto dinheiro para dar resposta a esse problema em Santa Cruz? Zero!
O problema de habitação é um problema grave e sério, que tem de ser visto de forma responsável, fazendo que do direito escrito no papel, passe para um direito efetivado no concreto, no terreno!
A falta de vontade política por parte do Governo e da Autarquia, para resolver este problema, é que é o grave problema e o cerne da questão, haja vontade de mudar e habitação não faltará, pois não podemos esquecer o passado e até os apartamentos do Porto Novo que foram embargados quando o Sr. Filipe Sousa então àquela data era vereador do PS e que prometidos para habitação a custos controlados, hoje o mesmo Sr. Filipe Sousa como presidente de câmara deixou-os escapar para habitação de luxo, só um exemplo de quanto as políticas da Habitação não são prioridade para o JPP, PSD/CDS.
A CDU continuará a combater as injustiças e a ser a voz daqueles que não tem voz, e daqueles que são os injustiçados, porque é possível viver melhor na nossa terra!
Em defesa do direito à habitação podem e poderão sempre, contar com a CDU!”