Imprimir
Categoria: Geral

Pela justa valorização dos Bombeiros

BOMBEIROS

A CDU realizou durante esta tarde uma iniciativa junto ao Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal, onde foram colocados os principais problemas com que os bombeiros se confrontam.

A CDU, através da dirigente regional, Herlanda Amado, afirmou que «a situação destes profissionais, estaria incomparavelmente melhor, se os Governos da República e Regional, fossem sensíveis às dificuldades dramáticas vividas por centenas de mulheres e homens que abraçam esta profissão na Região.

Muitas das justas reivindicações das mulheres e homens que integram as Corporações de Bombeiros da Região aguardam por uma resolução, sendo que muitas delas não estão ainda colocadas em prática, apenas por falta de vontade política. Exemplo dessa fraude, a prometida "obra geral" no Quartel dos Bombeiros. Foi prometido que seria uma prioridade imediata criar outras condições de trabalho para os bombeiros, o que não aconteceu; prometeu renovar todo o quartel, e tudo se ficou por algumas obras em algumas camaratas, não garantindo condições dignas às mulheres e aos homens que integram a Corporação.

É urgente valorizar os bombeiros e os seus direitos; garantir dignas condições de acomodação e de trabalho; assim como o reforço de meios de combate, a nível de equipamentos e veículos.»

No final da iniciativa Herlanda Amado, disse que «como é afirmado no documento, “Levamos os Bombeiros a sério!” distribuído nesta acção de contactos, foram chumbadas propostas apresentadas pela CDU no Orçamento de Estado, que se aprovadas, garantiriam condições de segurança e reconhecimento pleno de direitos laborais e salariais. Entre as propostas chumbadas, a dotação de 50 milhões de euros à Lei do financiamento dos Bombeiros; o reforço de 70 milhões de euros para obras de manutenção e requalificação de quarteis, incluindo a retirada e substituição do fibrocimento; acesso à PSI, prestação social para a inclusão por bombeiros e agentes da protecção civil vitimas de acidentes no exercício da sua missão; reposição da percentagem de bonificação de 25% na contabilização do tempo de serviço para as reformas dos bombeiros profissionais, são apenas algumas das propostas que PS, PSD, IL ou CH, optaram por não viabilizar, ficando provado que para estes partidos existem “preocupações sazonais”.

Nós defendemos os direitos dos trabalhadores durante todo o ano, depois existem outros que dizem defendê-los e até atribuem louvores e medalhas, justas sem qualquer dúvida, mas quando chegado o momento de garantir a valorização e dignificação de carreiras, garantir direitos laborais e melhores condições de trabalho, inviabilizam justas propostas que vão ao encontro das reivindicações de milhares de mulheres e homens, que integram as várias Corporações de Bombeiros por todo o País.

A CDU continuará a apresentar propostas em todos os planos de intervenção institucional, Assembleia da República, Assembleia Regional e Autarquias, até que estes corajosos e valorosos profissionais vejam reconhecidos os seus justos direitos.»

Pelo Gabinete de Imprensa da CDU

Funchal, 29 de maio de 2023