Imprimir
Categoria: Geral

É possível defender a Praia Formosa e o interesse público, da especulação imobiliária

h2 1

A CDU promoveu uma iniciativa política ao longo desta manhã na Praia Formosa, onde a Deputada Municipal, Herlanda Amado, falou da destruição da orla costeira do concelho do Funchal.

«A ocupação desastrada e ilegítima da orla costeira no Concelho do Funchal é um dos processos de maior negligência política ao longo dos últimos anos. A nossa ilha tem sido alvo de intervenções incompreensíveis por parte das entidades governativas, levando a que sejam construídas ilhas dentro de ilhas, onde uns têm acesso total ao mar e outros sejam privados de usufruir de partes da orla costeira.»

Como afirmou Herlanda Amado, «são muitos os exemplos de praias roubadas ao povo do Funchal, com a conivência dos governantes fazendo com que seja destruída uma importante zona do litoral. Para além da instalação de empresas e da ocupação ilegítima nos acessos ao mar, as atividades industriais implantadas ao longo da nossa costa têm destruído património de todos para usufruto de alguns, que é irrecuperável.

Todo o litoral foi entregue de mão beijada para o negócio de alguns, retirando a orla costeira à cidade e aos cidadãos, apesar de aqueles territórios serem do domínio público.

A Praia Formosa é, reconhecidamente, uma zona balnear que poderia ser de excelência, que deve ser preservada no seu livre acesso ao mar e disponível para toda a população, não só do concelho do Funchal, como de toda a ilha e Região, um espaço de excelência para o lazer e fruição, com condições para permitir a instalação de equipamentos e infraestruturas que possibilitem e dinamizem a prática desportiva e o desenvolvimento humano.

As potencialidades desta frente mar de excelência não têm sido aproveitadas e é urgente a salvaguarda deste património público, protegendo-o da especulação imobiliária, situação que já aconteceu em outras zonas da nossa Região com a destruição do litoral e a “venda” da orla costeira a pataco a interesses privados. A ocupação do litoral por privados, com fins de exploração económica, é uma das marcas mais negativas que estão a desfigurar a cidade do Funchal. A entrega de mão beijada de todo o litoral aos prevaricadores da cidade é o resultado de políticas de promiscuidade entre o poder político e o capital com consequências lesivas para a cidade e para os cidadãos.»

A Deputada Municipal da CDU denunciou que, «a privatização do litoral no Funchal é fruto da soma de inércias e subjugação a interesses privados, quer no tempo em que o PSD governava a CMF, continuadas pela gestão autárquica do PS ao longo de 8 anos, e após as últimas eleições autárquicas com a gestão do do PSD-CDS, continua a destruição do ambiente e de património de todos nós.

Para a CDU, a ocupação do litoral por privados, com fins de exploração económica, é uma das marcas mais negativas que estão a desfigurar a cidade do Funchal. A entrega de mão beijada de todo o litoral aos prevaricadores da cidade é o resultado de políticas de promiscuidade entre o poder político e o capital com consequências lesivas para a cidade e para os cidadãos. Já é tempo de inverter este processo de expropriação dos cidadãos e da Cidade, dos direitos ao litoral e ao domínio público marítimo, que só será possível através de um novo rumo de desenvolvimento do Funchal, que só a CDU garante, rompendo com as políticas impostas pelo PSD e pelo PS.

A CDU continuará a dar voz às legitimas reivindicações de defesa e preservação de uma Praia Formosa, património costeiro que é de todos. Não podemos deixar que a Praia Formosa se transforme numa praia só para alguns, para uma minoria poderosa, numa Cidade onde só o poder económico fala mais alto.»

h3h2 2