Imprimir
Categoria: Geral

CDU defende medidas para combater aumento das prestações do crédito habitação que empurra milhares de madeirenses para o empobrecimento

02l 2

 
A CDU realizou uma acção de contacto com a população na zona do Pilar no Funchal para abordar o flagelo de milhares de famílias madeirenses que estão confrontadas com o aumento das taxas de juro no crédito à habitação.

No decurso da acção política o deputado Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração.

«A atual situação da Região está marcada pela acelerada degradação das condições de vida.

No centro das preocupações das famílias está, entre outros, o problema da habitação e, em particular, o significativo aumento das taxas de juro e das prestações do crédito à habitação e a perspetiva da continuação destes aumentos.

Com o aumento das taxas de juro, milhares de famílias estão numa situação em que não conseguem suportar o pagamento das prestações do crédito bancário, ficando ameaçadas de perder a sua habitação.

Perante este problema, são necessárias medidas urgentes que deem às famílias segurança quanto à possibilidade de manterem a sua habitação e que contribuam para evitar situações de empobrecimento e incumprimento generalizado que teriam profundas consequências negativas no plano social.

Para defender o direito à habitação e combater o aumento das prestações do crédito habitação, a CDU defende:

- travar a subida das prestações das famílias e pôr os lucros dos bancos a suportar as subidas das taxas de juro;

- fixar o limite máximo da prestação em 35% do rendimento mensal do agregado familiar;

- criar uma moratória, por um máximo de 2 anos, suspendendo a amortização do capital e pagando juros apenas a uma taxa igual àquela a que os bancos se financiam;

- conversão do crédito em arrendamento com possibilidade de retoma do empréstimo no prazo de 10 anos, descontando as rendas pagas.

A Região precisa de uma verdadeira política habitacional que garanta o direito à habitação e não o transforme num negócio, as casas devem de servir para as pessoas viver.»

02l 103l