Imprimir
Categoria: Geral

 

330928678_912411176463195_50710974150291532_n.jpg O PCP iniciou hoje, junto ao Museu da Quinta das Cruzes, à colocação dos marcos, junto dos Museus que   estão  encerrados aos domingos e feriados, e que   deveriam  de estar abertos nesses dias. 

No decurso da acção política o deputado Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração.

« A Quinta das Cruzes é uma importante unidade museológica que até ao período da pandemia era das únicas na Região que estava aberta aos domingos, permitindo assim que muitos trabalhadores madeirenses aproveitassem estes dias de descanso para que com a sua família pudessem o visitar.

Após a pandemia o Museu Quinta das Cruzes tal como os outros Museus que são tutelados pelo Governo Regional encontram-se encerrados aos domingos e feriados.

Esta realidade demonstra que para o PSD e o CDS a Cultura e os Museus ficam para segundo plano.

O PCP considera que na Região tendo em conta a simbologia cultural e histórica destes espaços, deveriam estar abertos ao público nos dias de descanso da maioria dos trabalhadores, garantindo nesses dias a entrada gratuita aos visitantes residentes, tal como já acontece no resto do País desde 2017.

Sendo os Museus centros educativos e culturais de natureza participativa e descentralizada, capaz de motivar interesses individuais e comunitários, torna-se nítida a importância da implementação desta medida na Região Autónoma da Madeira. Para mais numa Região de forte pendor turístico, onde os Museus podem assumir-se como portais de conhecimento e de descobertas para os nossos visitantes, assim como para os residentes, em dias de descanso como o são, normalmente, os domingos e feriados. Esta seria mesmo, uma medida capaz de contrariar a queda de visitas aos nossos museus por parte da população residente, pois se há propósito relevante por parte dos museus é, além da preservação patrimonial e da investigação científica, uma forte aposta na democratização da educação e formação de qualquer povo.

O PCP vai continuar a reivindicar a abertura dos Museus nos domingos e feriados assim como a sua gratuitidade nesses dias para os visitantes residentes na Região Autónoma da Madeira.»