CDU-Madeira

Ameaças à Floresta – resposta necessária       FaceBook

Os incêndios constituem uma gravíssima ameaça à floresta na Região Autónoma da Madeira, que compromete a sustentabilidade económica e social da Região. Estando não só em causa a sustentabilidade da floresta, mas também o conjunto da realidade económica e social, a Região deverá mobilizar todos os meios e realizar todos os esforços para que se efective uma mobilizadora e inovadora resposta regional ante um problema de vital importância para a RAM.

O combate aos problemas ambientais implicam uma mobilização, a múltiplos níveis e de variadas formas, dos cidadãos. Em especial, a protecção da floresta contra as causas acidentais, ou não, de incêndio, exige uma profunda modificação da consciência e dos hábitos do cidadão. O que só é possível na base de um amplo esclarecimento e discussão democráticos. Sem a participação dos cidadãos, sem a responsabilização local dos diversos agentes e interlocutores locais, mais dificilmente serão garantidos eficazes programas de protecção à floresta.

Para que tenhamos respostas satisfatórias face aos problemas que anualmente atentam contra a Floresta, e, por isso contra a sustentabilidade económica e social da RAM, estamos convictos que serão possíveis novas modalidades de intervenção caso se encontrem outras plataformas de trabalho descentralizado, desde que se atribuam as competências e os meios para a prevenção dos incêndios florestais.

A floresta da Região, enquanto património essencial ao desenvolvimento sustentável da RAM, deveria requerer um envolvimento amplo e um esforço de transversalidade no encarar o problema dos incêndios florestais.

Assim, em interligação com uma política regional de defesa da floresta contra incêndios, justifica-se a constituição de uma Unidade de Missão para análise dos incêndios florestais na RAM, envolvendo responsabilidades de todos – Governo Regional, autarquias, Movimento Ambientalista, comunidade científica, organizações de agricultores, proprietários e produtores florestais – com os seguintes objectivos:

- Avaliar os impactos no âmbito da floresta da RAM, causados pelos incêndios, na perda de rentabilidade e competitividade da floresta;

- Preconizar a criação de um moderno e eficaz sistema regional de protecção e prevenção da floresta contra incêndios;

- Sistematizar recomendações e orientações estratégicas para a recuperação das áreas ardidas.

 

 Concorda com as medidas aqui apresentadas?

 E a seu ver, o que acha que se poderia fazer mais para proteger a nossa floresta?

 


Boletim Informativo

avancamoslutandosite

Campanha "Alternativa a Sério"

alternativa

IX Congresso Regional do PCP

avancamoslutandosite2

ATENÇÃO

Este site não está optimizado para o Internet Explorer 6.

firefoz