Imprimir
Categoria: Iniciativas Políticas

«O PCP propôs a candidatura da cidade do Funchal a Património da Humanidade e todos os partidos, com assento na Assembleia Regional, apoiaram a referida proposta, com excepção do PSD.

Claro que a proposta foi rejeitada, pois os sociais-democratas governam com maioria absoluta na Madeira. A justificação: entre outras, a do processo moroso da candidatura, podendo mesmo “até poder impedir o desenvolvimento do Funchal”.

Fundada em 1508, a capital madeirense faz, este ano, cinco séculos. E, com esse pretexto, o PCP voltou a apresentar uma proposta para a sua candidatura à UNESCO, idêntica à que já tinha sido chumbada, anteriormente, pelo PSD. A ideia seria potenciar o atractivo turístico da cidade, através de um estatuto que já foi atribuído à cidade açoriana de Angra do Heroísmo e que a cabo-verdiana Ribeira Grande também está a procurar. Em comum, as três cidades têm a sua fundação pelos portugueses em arquipélagos atlânticos, descobertos no século XV, e até então desabitados.

Senhor absoluto da Madeira há mais de 30 anos, o PSD regional tem por hábito ignorar as iniciativas da oposição, votando, em regra, contra as mesmas. Mas, neste caso, não parece haver vontade de tirar protagonismo ao PCP e apresentar a mesma proposta já sob a sua sigla. O que parece haver é uma desconfiança bizarra em relação a UNESCO, e isso, claro, leva a muitas especulações: uma cidade Património da Humanidade é uma urbe onde as regras de preservação são mais rígidas e, se isso agrada a muitos, assusta outros.»

Diário de Noticias de Lisboa 13 de Fevereiro de 2008