- COMUNICADO DE IMPRENSA -

1- O terrorismo social dá continuidade ao 25 de Novembro de 1975

Transcorridos que são 39 anos sobre o golpe militar de 25 de Novembro de 1975, confirma-se toda uma trajectória contra a Revolução de 25 de Abril de 1974, os seus valores e ideais progressistas. Todo o processo contrário aos valores de Abril continua, implacavelmente, nos nossos dias, pelas mãos da governação PSD/CDS-PP e com as políticas de direita que têm empobrecido o País e as suas populações, aniquilando progressivamente quaisquer hipóteses de desenvolvimento, de progresso social e de melhoria das condições de vida.

O projecto preconizado pelo actual Governo PSD/CDS-PP traduz, no fundamental e sem paralelismos simplistas, a tão desejada vingança da direita mais reaccionária contra os direitos sociais, políticos e económicos duramente conquistados no decurso do processo revolucionário de 25 de Abril de 1974.

2- Contra o terrorismo social de direita, há que lutar por uma política alternativa, patriótica e de esquerda!

Portugal vive actualmente um período particularmente grave da sua História. O processo contra-revolucionário – em desenvolvimento – e os planos da classe dominante para prosseguir e aprofundar os processos em curso e para concretizar a ruptura institucional, com a aprovação de leis inconstitucionais, a desvalorização e desrespeito sistemáticos e a revisão subversiva da Constituição da República Portuguesa, visando a plena instauração, consolidação e reforço do seu poder, criam grandes perigos para o futuro de Portugal e põem em causa as reais aspirações do Povo Português.

A destruição das conquistas de Abril, o sistema económico de capitalismo monopolista, um regime político de cariz autoritário e o sacrifício da independência nacional são contrários aos interesses do Povo e do País. O PCP luta decididamente contra tal sistema e contra tal regime, e a par desse combate, propõe uma alternativa patriótica e de esquerda.

3- Há que pôr um fim à vingança da direita

Tais factos justificam amplamente a ausência do PCP da “sessão comemorativa” levada a cabo hoje, 25 de Novembro de 1975, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, e a denúncia das políticas promotoras do terrorismo social e da aniquilação dos direitos, do progresso, do desenvolvimento e da soberania nacional, políticas essas que comprovam de forma bem evidente que a direita jamais poderá conviver com as conquistas de Abril, e que revelam um espírito particularmente vingativo e rancoroso no combate que move aos ideais e aos valores emanados da Revolução de 1974.

Funchal, 25 de Novembro de 2014

P’lo Gabinete de Imprensa do PCP/M