Imprimir
Categoria: Geral

OS VERDES PREOCUPADOS COM INCÊNDIOS NA ILHA DA MADEIRA E SOLIDÁRIOS COM POPULAÇÕES AFETADAS

391603290 721028803401459 5878202288537837291 nO Partido Ecologista Os Verdes está muito preocupado com os incêndios que lavram na ilha da Madeira há vários dias e estão solidários com as populações afetadas.
Os impactes sociais dos incêndios são sempre muito elevados deixando os mais pobres ainda mais pobres. As dificuldades para muitos em contraírem seguros, as barreiras que os seguros colocam a quem os tem depois das catástrofes, e as ajudas sempre prometidas pelos governantes, no momento do incêndio, que se fazem esperar por muito tempo (é de relembrar o que aconteceu com as ajudas às vítimas dos incêndios de 2016), agravam ainda mais a situação.

Os impactes ambientais também são muito elevados. Os Verdes estão muito preocupados, desde já, com a Laurissilva existente na zona da Ribeira da Janela pela qual o incêndio passou, e com toda a devastação que daqui resultará para a biodiversidade da ilha, assim como com a erosão dos solos e a proliferação das infestantes que se segue.
O facto destes incêndios poderem ter origens criminosas e a situação climática (temperaturas muito elevadas) não podem ser sempre uma desculpa para justificar as dimensões e a velocidade que estes ganham. Se assim acontece é porque existem condições no terreno que facilitam o caminho às chamas: a proliferação de eucaliptos e outras infestantes, como as mimosas; a falta de limpeza das zonas florestadas; uma urbanização desordenada que dificulta o combate; a falta de meios de vigilância e de atuação imediata (sapadores) no terreno; e os interesses económicos que se movem à volta dos incêndios e das zonas ardidas.
Estas são questões que importa não só debater e analisar com seriedade, mas sobretudo tomar medidas estruturantes, com a maior urgência, para as inverter. As alterações climáticas far-se-ão sentir de forma cada vez mais acentuada, daí termos de saber com o que contar. Como tal também seria importante avaliar a implementação das medidas previstas na Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas da Região Autónoma da Madeira.

O Partido Ecologista Os Verdes e o seu Coletivo Regional manifestam toda a sua solidariedade às populações afetadas e com as forças que no terreno estão a combater os incêndios, nomeadamente os bombeiros.

Tomada de posição do PEV sobre incêndios na Madeira

Partido Ecologista Os Verdes e o Colectivo
Regional da Madeira 13 de outubro de 2023