Imprimir
Categoria: Geral

IMG 0769A CDU/Madeira reuniu com o Consulado da Venezuela, nesta segunda-feira,no Funchal, numa reunião de trabalho com a Senhora Embaixadora Carol Josefina Delgado de Wilpert, do Consulado Geral da República Bolivariana de Venezuela na Madeira. onde estiveram em análise possibilidades de priorizar sobre laços de cooperação da Madeira com órgãos de governação da Venezuela.

IMG 0771Nesta reunião de trabalho, segundo disse Edgar Silva, Coordenador Regional, «a CDU apresentou a necessidade de mobilização de meios a partir de Portugal, com o especial envolvimento dos órgãos de governo da Região Autónoma da Madeira, e em cooperação com as entidades governativas da Venezuela, para realizar o mapeamento dos madeirenses que foram para a Venezuela e não tiveram uma história de sucesso. São muitas as famílias que foram da Madeira e do Porto Santo para aquele País e vivem num universo de silêncio, nas margens, nas ultraperiferias sociais e que perderam os direitos aqui e lá, e moram nos lugares da marginalidade, indocumentados, sem papeis, quase que em anónimos. Este é um nosso dever humanitário para com aqueles madeirenses e portossantenses em terra estrangeira».

Desta reunião também se destacam outras questões apresentadas pela CDU, tais como, «para além do dever de fazer um levantamento do número de madeirenses com maiores dificuldades económicas e que residem naquele País, importaria concretizar formas de Intercâmbio académico (estudantes, profs, investigadores), desenvolver processos tendentes à promoção de fluxo cultural, promovendo a cooperação cultural, dando a conhecer cá e lá, elementos das identidades culturais».

IMG 0774De acordo com Edgar Silva, «estão também por estabelecer parcerias na economia do turismo. Por exemplo, está, há muito tempo, por concretizar o acordo de geminação Madeira/Nueva Esparta (Isla Marguerita), anunciado em outubro de 2001 e até hoje sem qualquer tipo de concretização».

Para a CDU, «é cada vez mais urgente deixar o campo das falsas promessas quanto à regularidade de ligações aéreas entre a Madeira e a Venezuela. É preciso garantir vontade política para que concretize uma ponte aérea contínua Madeira - Caracas. As ligações aéreas suspensas pela TAP entre Caracas/Madeira/Caracas foram um dos mais clamorosos atentados contra o interesse da diáspora portuguesa na Venezuela».